domingo, 30 de maio de 2010

A Informática nas Comunidades Carentes

A Informática nas Escolas Estaduais nos arredores de Comunidades Carentes, compreendidas entre os bairros de Benfica, Maria da graça e Bonsucesso, existe, funciona? Estão aparelhadas, conectadas a internet? Quais os benefícios que os alunos podem adquirir com esta novidade?

A intenção desse tema é fazer um levantamento de que forma ocorre a implantação da informática na educação nas escolas, principalmente, nas áreas das comunidades carentes. Como o aluno é apresentado e orientado a conhecer e manusear os equipamentos, se as equipes são preparadas e por quem? Enfim, como esse maravilhoso mundo a ser descoberto, com o auxílio da informática, é claro, chega ao seu consumidor final, no caso das escolas, o aluno.

Porém, antes de entrarmos na informação pretendida, creio que se faz necessário uma breve explanação sobre a forma como a informática chega às escolas, municipal ou estadual.

O mecanismo a ser utilizado será através do ProInfo - Programa Nacional de Tecnologia Educacional - que vem a ser um programa educacional cujo objetivo é promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio. Esse programa garante que as escolas recebam computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais, porém os estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para o uso das máquinas e tecnologias.

Para fazer parte do ProInfo Urbano e/ou Rural, o município deve seguir três passos: a adesão, o cadastro e a seleção das escolas. A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Para isso deve-se baixar o documento disponível, assinar e enviar ao MEC com a documentação exigida.

Após essa etapa, deve ser feito o cadastro do prefeito no sistema do ProInfo, onde será cadastrado um nome de usuário e senha, criado pelo próprio usuário, que permite que o próximo passo, a seleção de escolas, seja efetuado.
As escolas estaduais são selecionadas pela Coordenação do ProInfo de cada Estado. Já as escolas municipais são selecionadas pelos prefeitos dos municípios.

Quando a escola é selecionada ela recebe os seguintes itens para montagem do laboratório:

1 servidor de rede;
15 estações para o laboratório de informática;
2 estações para área administrativa;
Monitores LCD;
1 Roteador Wireless;
1 Impressora Laser;
1 Leitora de Smart Card;
Sistema Linux Educacional;
Garantia de 3 anos;
Não acompanha mobiliário.

Dados relevantes:

• Sala com Segurança (grades nas portas e janelas);
• Mobiliário para acomodar 18 terminais e 1 impressora;
• Onze tomadas de pino triplo, sendo dez para o laboratório e uma área administrativa.

A partir das informações acima, decidi verificar se dentro da área que escrevi no meu trabalho existiam escolas que foram escolhidas para usufruírem deste benefício.

Foi com muita felicidade que descobri que as quatro escolas estaduais servem a esses bairros fazem parte do programa desde 2006 e a mais nova já foi inaugurada com todos os recursos que o programa oferece.

Outra importante descoberta foi que há uma preocupação muito grande por parte de todos os responsáveis pela escola e pelos alunos que eles usufruam desses laboratórios não só nas aulas específicas de informática, como em outras disciplinas onde podem explorar virtualmente algumas das aplicações das leis físicas, visitas a museus e várias outras situações que os professores podem criar em conjunto com os alunos de modo a enriquecer o tema da aula proposta.

Descobri que as escolas, utilizando-se de um programa desenvolvido pelo MEC, que é o Programa Mais Escola – que orienta como melhor realizar a integração escola-comunidade – disponibiliza o uso do laboratório para uso comunitário em horários alternativo aos horários de aula da escola, e nos finais de semana, mostrando a importância desse espaço não só para seus filhos, mas para a comunidade como um todo.

Finalizando minhas pesquisas, disponibilizo a lista das escolas estaduais que estão compreendidas entre os bairros de Benfica, Maria da Graça e Bonsucesso que fazem parte do programa ProInfo, e que a partir desses laboratórios procuram proporcionar um pouco mais de luz no caminho do conhecimento que é infinito. Abaixo estão as escolas:

C.E.MINISTRO OROZIMBO NONATO - seu laboratório tem 11 computadores com internet, e faz parte do programa desde 2006.

C.E PROFESSOR CLOVIS MONTEIRO - seu laboratório tem 25 computadores internet, e faz parte do programa desde 2006.

C.E LAURO SODRE – seu laboratório tem12 computadores com internet, e faz parte do programa desde 2006.

C.E. COMPOSITOR LUIZ CARLOS DA VILA – seu laboratório tem 60 computadores com internet faz parte desde 2009.

10 comentários:

  1. Achei interessante a participação da comunidae na escola, principalmente do Programa Mais Escola. Desse modo se faz uma real inclusão digital para os alunos e para a comunidade. Foi esclarecedor e importante seu texto para percebermos que quando se quer de verdade podemos mudar o panorama educacional para melhor. Parabéns!

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  2. Amigaaaa!!
    Seu blog esta show, não tinha idéis de que o PROINFO estava implatado nessas escolas, porém ao mesmo passo que fico feliz em saber fico pensando no meu foco do blg, o UCA, não consegui ter certeza desse projeto estar implantado em nenhuma escola do nosso município, fico pensando também nas partes relevantes que nos apresentou, é função da escola providenciar, e isso deve ser uma dificuldade a mais não é?!
    Muito bom saber que existe uma preocupação e o entendimento que o uso desses equipamentos e ferramentas não podem ficar minimizado ao uso esclusivo das aulas de informática, as demais áreas de conhecimento devem usufruir realmente, proporcionando um uso estendido do maquinário e tal.
    Parabéns meu bem!Rs!
    Beijocas,
    Flavia Tiziano.

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  3. Oi, Claudia.
    Ficou ótima sua notícia. Fiquei muito feliz de saber que está funcinando direitinho e estão aproveitando bem porque moro muito perto dessa comunidade e sei o quanto essa realidade da informática educacional pode ajudar a transformar um pouco suas vidas.
    Beijos,
    Ana Rodrigues.

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  4. Sua pesquisa para saber se a utilização deste programa está sendo correta e efetiva foi muito interessante...
    E considero que a utilização destes computadores para toda a comunidade faz parte da interação entre escola-sociedade!

    Parabéns pelo trabalho!
    Solange Silveira da Silva

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  5. Adorei a reportagem, Cláudia.
    Traz à luz informações de felizes e promissoras realidades com uma fluidez que se assemelha a uma conversa informal no pólo, no ponto de õnibus, enfim, nada enfadonha. Parabéns!

    Beijos.

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  6. Oie Claudinha, que legal esse uso que fazem do computador em diferentes momentos para diferentes disciplinas né? Adorei! Ainda mais a disponibilidade para a comunidade também. Muito legal. Parabéns pela pesquisa!

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  7. A reportagem é muito interessante!
    É importante perceber se os projetos implementados estão indo bem, né?
    E os alunos precisam mesmo usar o computador como ferramenta para a aprendizagem.
    Parabéns!

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  8. Claudia , assim como a Flavia, não tinha ideia de que o Proinfo estava atuando nestas escolas, e como é gratificante saber que o uso da informática não está limitado! A participação da comunidade é mais que importante.
    Parabéns pela pesquisa!

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  9. Oi, Claudia!

    Parabéns por sua notícia! É muito importante para nós, professores, e para a sociedade em geral sabermos que embora haja tanta descrença no sistema educacional, há também muita gente interessada e produzindo bons trabalhos para que nossos alunos tenham uma educação e consequentemente um futuro melhor! Muito interessante e relevante sua pesquisa! Mais uma vez, parabéns! Um beijo e até sábado!!!

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  10. O projeto foi uma forma didática de despertar o interesse dos alunos para essas ferramentas de informaçoes que são o blogg e o uso da sala de conferência.

    Particularmente, não me desperta interesse nessas ferramentas de informação do tipo - bloggs, orkut, msm, mas como vivemos em plena era digital é sempre bom conhecer tais mecanismos, desta forma de um modo geral eu gostei muito do trabalho, principalmente da parte da pesquisa, pois uma das escolas entrevistadas eu conclui o meu ginasial, então foi como uma volta ao passado, mas cercada pela aura da tecnologia.

    As dificuldades que encontrei, crei que foram as mesma dos demais colegas, foi a de entrar nas escolas sem uma autorização formal da Secretaria de Educação, a burocracia é imensa, mas como eu só pedia informações gerais consegui sem grandes problemas.

    De um modo geral creio que o resultado do projeto atendeu as expectativas de todos, Coordenador, tutores e alunos, pois além de nos informarmos como anda a Inormática na Educação em diferentes locais do Rio de Janeiro e Municípios, ainda saímos com um bônus que foi aprender a criar mais uma ferramenta de comunicação.

    Gostei muito dessa experiência,

    Até uma próxima vez.

    Claudia Adriano.

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